terça-feira, 29 de setembro de 2015

Receitas de 5 esfoliantes caseiros para se preparar para o verão. Para o rosto, lábios, pernas, pés, cotovelos e joelhos.

A esfoliação é parte importante da rotina de beleza e ajuda a revitalizar a pele. Faltando pouco menos de um mês para o verão, vale intensificar os cuidados e preparar a pele para receber o bronzeado na estação.

“Ao fazermos a esfoliação, retiramos as células mortas e outras impurezas garantindo maciez, uniformização da cor e textura", explica a cosmetóloga Thaís Lo, do Centro Integrado de Bem-Estar Auraclara. 

Segundo a esteticista Natasha Rivero, o ideal é fazer a esfoliação pelo menos com dois dias de antecedência da exposição ao sol para evitar que ela esteja desprotegida dos raios UV. "Para peles normais, o recomendável é fazer a esfoliação uma vez por semana. Para as mais sensíveis, uma vez a cada quinze dias."


PARA O ROSTO

Misture meia colher de chá de pó de café com uma colher de iogurte natural e aplique em movimentos circulares delicadamente. Após passar em todo o rosto, enxague e use seu filtro solar. 

O iogurte é utilizado desde a Grécia antiga para hidratar e recuperar a pele - e é altamente hidratante e refrescante. Já os grânulos de café limpam os poros e deixam a aparência do rosto mais leve e macia.
 
PARA OS LÁBIOS


Misture uma colher de chá de açúcar com uma colher de chá de mel. Aplique delicadamente nos lábios e permaneça com a mistura por 5 minutos. Enxágue com água morna e água gelada logo na sequência. 

Os grânulos do açúcar auxiliam na remoção das células mortas e o mel restaura os tecidos labiais, além de proporcionar uma hidratação profunda.
 
PARA OS PÉS


Misture uma colher de sopa de sal grosso e duas colheres de sopa de azeite extravirgem e aplique massageando seus pés. Enxague e aplique um hidratante.

O sal grosso é mais abrasivo - por isso diminui a descamação, renovando a pele. Aliado ao azeite de oliva, que é rico em ácidos graxos naturais e vitaminas E e K, combate o envelhecimento precoce da pele e auxilia na regeneração. 
 
PARA AS PERNAS



Utilize duas colheres de sopa de borra de café úmida e aplique em movimentos circulares nas pernas durante o banho. Enxágue com água fria.

A borra do café, além de remover células mortas com seus grânulos, também ativa a circulação sanguínea, libera micro-óleos que ajudam a dar mais luminosidade, maciez e uma textura uniforme à pele.
 
PARA COTOVELOS E JOELHOS
Misture um morango amassado, uma colher de sopa de açúcar mascavo e uma colher de sopa de óleo de coco extravirgem e aplique em movimentos circulares nos joelhos e cotovelos com leve pressão.

O morango auxilia no clareamento da pele, além de possuir propriedades antioxidantes, enquanto o açúcar mascavo elimina células mortas e o óleo de coco proporciona uma hidratação profunda, repondo também muitos minerais e vitaminas na região.