quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Flambe Baked Alaska (o incandescente "Bolo de Sorvete" flambado com licor Cointreau).

Ingredientes
2 placas de pão de ló
300 ml de sorvete de creme, chocolate, morango ou flocos, se preferir (atenção: 300 ml de sorvete no total, se você quiser fazer com dois sabores diferente, será 150 ml de cada).
**Para o doce de banana, pode substituir (opcional, 1 vidro médio) por geleia de morando ou geleia de amoras (as geleias podem ser as compradas prontas mesmo, acrescente 2 colheres de sopa de licor e misture bem).
**6 bananas nanicas cortadas em rodelas
½ xícara (chá) de açúcar
1 colher (café) de canela em pó
2 cravos da índia
½ xícara (chá) de água
2 colheres de sopa de licor (eu prefiro o licor Cointreau porque é feito de cascas de laranjas doces e amargas, que dá um gostinho todo especial quando flamba, mas pode ser outro que você preferir ou até mesmo conhaque.
Para o Merengue:
4 claras
1 xícara (chá) de açúcar
Para flambar:
4 colheres (sopa) de licor, conhaque ou cachaça
**Flambar (para quem desconhece o processo) é regar o alimento com alguma bebida alcoólica e incendiá-lo (prefiro usar o fósforo e flambe sempre na bancada da pia, tem gente que flamba em cima da mesa, mas eu não aconselho isso não, aqui no caso, flambe o merengue para que ele fique "queimadinho" por fora para ficar bonito e com o sabor da bebida alcoólica, que dará o gostinho diferente à sobremesa**.

Modo de preparo
Para o merengue; bata na batedeira em velocidade máxima, as claras, e adicione o açúcar os poucos. Bata até formar picos. Reserve.
Para o doce de banana ,em uma panela, derreta o açúcar, junte as bananas, a água, a canela e o cravo. Cozinhe até as bananas ficarem macias.
*Na opção pelas geleias, é só acrescentar o licor e misturar bem.

Para a montagem; em uma tigela redonda forrada com saco de congelar, acomode o sorvete de sua preferência um pouco mole e leve para o congelador. Corte as placas de pão de ló no formato da tigela ou refratário e coloque o doce de bananas (ou as geleias) sobre as duas placas. Desenforme o sorvete e vire sobre o doce, cubra todos os lados com o merengue. Flambe com licor ou conhaque e sirva gelado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário